Como resumir narrativas eficientemente


No Twitter, é comum as pessoas precisarem de cinco ou seis tweets para contar um pequeno fato. Nesse sentido, o post de hoje ajudará e muito. Vamos aprender a resumir narrativas, textos que apresentem uma sequência de fatos que ocorrem num determinado tempo e lugar. Neste caso, você deve, em seu resumo, mencionar o nome dos principais personagens, onde e quando os principais fatos ocorreram. Lembre-se de que convém selecionar apenas os fatos principais da narrativa, excluindo os de menor importância e outros detalhes de pouca significação.



Vejamos um exemplo:

Personagens: João, seu irmão e um amigo.
Local: a casa de João
Tempo: inicio do mês de agosto.

Fatos principais:

1. João ganha um jogo eletrônico em seu aniversário.
2. Ele e seu irmão brincam durante toda a tarde.
3. Lembram-se de que um amigo que mora no mesmo prédio gostaria de brincar com eles.
4. João telefona para seu amigo.
5. Ele chega logo em seguida ao telefonema.
6. Os três brincam até a hora do jantar.

A partir dos dados do quadro acima poderíamos compor a seguinte narração:
Um presente muito especial
João não via a hora que chegasse seu aniversário, no inicio do mês de agosto. Contava os dias, as horas e os minutos, pois sabia que ganharia um jogo eletrônico, pelo qual esperava com tanta ansiedade.
O tempo passou lentamente, mas finalmente chegou o dia tão esperado. Ao acordar, olhou para o lado e junto à sua cama estava o brinquedo de seus sonhos.
Súbito saltou da cama, deu pulos de alegria e correu para chamar o irmão e mostrar-lhe seu presente. Seus olhos brilhavam de satisfação quando, juntamente com o irmãozinho, começou a brincar.
Durante toda a tarde não saíram de perto do novo brinquedo. Foi só quando já estava quase escurecendo que lembraram de convidar um amigo de João, o qual morava no mesmo prédio, para brincar com eles.
Assim que telefonou para o amigo, ele correu para o apartamento e os três brincaram até a hora do jantar.

Para resumir um texto dessa natureza, você deve mencionar os elementos essenciais a partir dos quais a composição foi elaborada, ou seja, os personagens, o local, o tempo e os fatos principais. Naturalmente, mencionará os personagens da história no decorrer de seu resumo. Não convém citá-los isoladamente, antes de falar dos fatos principais.
Observe como seria o resumo dessa narração:


Resumo do texto
João aguardava ansiosamente pelo dia do seu aniversário, no inicio do mês de agosto, pois ganharia um jogo eletrônico. Ao acordar, nesse dia, encontrou o presente. Foi correndo mostrá-lo a seu irmão, com o qual brincou durante toda a tarde. Lembrou-se de telefonar para um amigo que morava no mesmo prédio. chamando-o para brincar também. Os três se divertiram muito com o jogo até a hora do jantar.
Considere ler os posts abaixo:
Este post é uma adaptação do material que usei no início deste ano em minhas aulas. Não sei a origem. Se souber, fale-me pelos comentários.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.