Atividade sobre funções da linguagem


exercício-enem-interpretacao-descomplica (8)O Enem vai acabar? Não. Não existem indícios de que o principal teste de conhecimentos do país vai acabar. A pergunta tem sim feita por pais, estudantes e professores em todo o Brasil, isto porque no dia 23 de setembro de 2016 foi publicado no Diário Oficial da União o texto da Medida Provisória 746 que propõe a reforma do atual modelo do ensino médio oferecido pelas escolas da rede pública e privada do país. Isso deve, acredito, ficar em segundo plano porque não influencia na qualidade de estudo dos candidatos a uma vaga na universidade. Por isso mesmo é que você deve estudar e começar agora mesmo com estes exercícios de Português sobre funções da linguagem.

Exercícios sobre funções da linguagem

Texto para as questões 1, 2 e 3.

“DÊ UM PRESENTE

QUE VAI COLOCAR SUA

“MÃE LÁ EM CIMA.”

(Revista Folha 1999)

1 – As mensagens publicitárias atuais exploram a ambigüidade, a multiplicidade de sugestões. Um filho que lesse a mensagem acima e a interpretasse ao pé da letra poderia ser levado a comprar vários presentes para a sua mãe, exceto.

a) uma escada para trabalhos domésticos.

b) um apartamento de cobertura.

c) uma máscara de mergulho

d) um sapato de salto alto

e) um trampolim.acesse aqui o descomplica

2 – Na realidade, a mensagem dessa propaganda divulga um veículo. Assim considerando, ela sugere que, ao dar tal presente, o filho está:

a) elevando a mãe à condição de superioridade própria de quem pode comprar um veículo importado.

b) investindo num futuro melhor para sua mãe.

c) incentivando o orgulho que as mães sentem por possuírem coisas valiosas.

d) valorizando a mãe e elevando-lhe o ânimo.

e) forçando a mãe a subir em carros mais altos.

3 – Que função da linguagem predomina nesse texto publicitário?

4 – Observe a linguagem de seus professores e faça uma lista das principais expressões utilizadas por eles para:

a) Afastar ruídos do canal.

b) Verificar se a mensagem foi transmitida.

5 – Identifique nos textos abaixo as suas respectivas funções.

a) “... a lua era um desparrame de prata” (Jorge Amado)

b) Numa cesta de vime temos um cacho de uvas, uma maça, uma laranja, uma banana e um morango . Todas essas frutas são ricas em vitaminas, e podem ajudar no bom funcionamento do organismo. (Revista Vida e Saúde)

bilhete

6 – No texto acima, duas funções da linguagem se cruzam. Quais são e com que finalidade foram empregadas?

7 – Transcreva do texto dois verbos que comprovem o emprego dessas duas funções.

1-

2 -


Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.